domingo, 28 de março de 2010

Médico é certificado para espirometria

A espirometria é um exame de pulmão que permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. O exame é totalmente indolor e é uma importante ferramenta do médico para o diagnóstico e acompanhamento de várias doenças, tais como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e doenças intersticiais pulmonares, sendo também extremamente útil na investigação de pacientes com sintomas de tosse ou falta de ar. Por ser considerado um exame de suma importância e haver inúmeras queixas sobre exames mal realizados com diagnósticos errados, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) começa a certificar médicos pneumologistas para a realização e avaliação da espirometria.
A certificação poderá ser feita por todo médico pneumologista através da realização de um curso de três módulos, que envolverá desde cuidados no manuseio, limpeza e riscos de infecção do aparelho até a realização da manobra de espirometria e interpretação correta dos resultados. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar 100% das questões. Esta certificação terá validade de cinco anos e poderá ser renovada mediante novo concurso.
A espirometria, além de diagnosticar doenças como asma, DPOC, e doenças intersticiais, é solicitada também para avaliação pré-operatória para fornecimento de informações que podem evitar complicações no pós-operatório, independentemente do tipo de cirurgiam, além de evitar problemas em outras áreas, como doenças reumáticas que afetam o pulmão ou em doenças cardiovasculares. Esse exame também permite o acompanhamento do tratamento e controle de doenças respiratórias e dura cerca de 30 a 40 minutos, com incentivo técnico para o paciente realizar manobras de inspiração e expiração máximas. Nenhuma droga injetável é administrada.
O exame de espirometria deve ser feito em indivíduos fumantes ou com sintomas respiratórios. A legislação trabalhista brasileira também determina que trabalhadores expostos a poeiras façam o exame para avaliar se há queda significativa de função pulmonar.
Os associados da SBPT já podem solicitar a avaliação por meio do site http://www.sbpt.org.br/ .

REFERÊNCIA
Médico é certificado para espirometria; Diário do Nordeste; Fortaleza, Ceará; Publicado no domingo, dia 28 de março de 2010.

Postado por: Mônica Kallyne

Nenhum comentário:

Postar um comentário