terça-feira, 2 de março de 2010

Pigmentações patológicas.

São substancias de composição química e de cores próprias. O seu acúmulo amormal, indica que a célula sofreu agressões.Essas pigmentações podem ser de dois tipos: Exógena e Endógena.




Exemplos de pigmentos: em A e B, visualizamos pigmentos exógenos e em C e D, endógenos.



Exógena: Os pigmentos são de origem externa, e quando são introduzidos no organismo, passam a funcionar como corpos estranhos.Eles são divididos em:
  • Antracose: Pigmentação por sais de carbono. Ela em si não gera grandes problemas, mas sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão.
  • Siderose: Pigmentação por óxido de ferro.
  • Argiria: Pigmentação por sais de prata. Origina-se por contaminação sistêmica e se manifesta principalmente na mucosa bucal e na pele.
  • Bismuto: Ela é rara de ser vista, más é comum na terapia para sifilis.
  • Tatuagem: Ela é feita por sais de enxofre, mercurio, ferro e outro corantes.
  • Saturnismo: Contaminação por sais de chumbo. Na gengiva essa contaminação produz uma coloração negra denominada "linha de Burtomn".
Endógena: São oriundos de substâncias coradas,que fazem parte da organização corporal e que são produzidas dentro do próprio organismo. Podem ser divididos em dois grupos:

Grupo dos pigmentos Hemáticos ou Hemoglobinógenos.
Esses pigmentos se originam da Hemoglobina e quando ocorre a lise dessa estrutura acaba surgindo mais dois pigmentos denominados "Hemossiderina" e "Bilirrubina". A hemossiderina é uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizado. Este se acumula nas células, principalmente do retículo endotelial. A bilirrubina se origina da hematoidina, pigmento que se cristaliza próximo às hemácias rompidas. Torna-se mais difusivel não se concentrando nas células que fagocitam hemáceas.


Grupos dos pigmentos Melânicos.
Produzida por melanoblastos, a melanina tem cor castanho-enegrecida, sendo responsável pela coloração das mucosas, pele, globo ocular, retina, neurônios etc.O processo de síntese da melanina é controlado por hormônios, principalmente da hipófise e da supra-renal, e pelos hormônios sexuais.
Os aumentos localizados da melanina podem manifestar as seguintes formas:
  • Nervus celulares: São localizados na camada basal da epiderme e  podem ser planos ou elevados.
  • Melanomas: Manchas escuras de natureza cancerosa.
  • Efélides ou Sardas: Hiperpigmentação na membrana basal causada por melanoblasto.
  • Mancha mongólica: Mancha clara, principalmente na região do dorso e sacral. 
 É importante ressaltar que a patologia das pigmentações centra-se no fato de que estão presentes não somente cores diferentes no local, mas também, substâncias estranhas aos tecidos.

Referências:
http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartepig.htm
http://www.icb.ufmg.br/pat/pat/old/9pigpat.htm

Postado por: Rodrigo Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário