sexta-feira, 12 de março de 2010

Doenças auto-imunes.

INTRODUÇÃO
Nós possuimos um sistema de defesa contra invasões externas denominado sistema imune. A complexidade desse sistema consiste exatamente distinguir os fatores que trazem danos ao organismo, o que faz parte do nosso próprio corpo e o que não faz.
Durante nossa formação enquanto feto, nosso organismo começa a criar o sistema imune. O primeiro trabalho é reconhecer tudo o que é próprio, para mais tarde poder reconhecer o que é estranho e atacar.
A Doença auto-imune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é "original de fábrica", levando a produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.
Existem várias doenças auto-imunes,as mais comuns são: Diabetes, lúpus, Hepatite e Anemia.
DIGNÓSTICO
É feito baseado no quadro clínico e na pesquisa dos auto-anticorpos no sangue. O prinicipal exame é a dosagem do FAN(Fator antinuclear). O Fator antinuclear é um exame de triagem das doenças auto-imunes.
TRATAMENTO
O tratamento para as doenças auto-imunes, consiste na inibição do sistema imune atravéz de drogas imunossupressoras como corticóides, ciclofosfamida, azatioprina e outros.


REFERÊNCIA

http://www.mdsaude.com/2008/10/doena-auto-imune.html


 Postado por: Rodrigo Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário