domingo, 21 de março de 2010

GLOMERULONEFRITES OU GLOMERULOPATIAS




Grupo de doenças renais causadas pela inflamação e destruição gradual e progressiva dos glomérulos (estrutura microscópica formada por um emaranhado de capilares semelhantes a um novelo de lã e principal estrutura renal responsável pela filtração do sangue).





Classificação
1 - Glomerulopatias Primárias

  • Glomerulonefrite difusa aguda (GNDA): Pode ser Pós-estreptocócica  ou Não-pós-estreptocócica;
  • Glomerulonefrite membranosa (GNM): acometendo mais frequentemente pacientes do sexo masculino com idade entre 45 e 50 anos. Apresenta-se clinicamente por síndrome nefrótica, hematúria microscópica em 30% dos pacientes adultos e quase 100% das crianças. Hematúria macroscópica é ausente, a função renal costuma ser normal e hipertensão arterial sistêmica ocorre em 70% dos casos; 
  • Glomerulonefrite por lesões mínimas (GNLM): caracterizada pela ausência de lesões ou alterações mínimas do glomérulo na avaliação com microscópio óptico. É responsável por 80% de todas as causas de síndrome nefrótica em crianças e 20% de todas as causas de síndrome nefrótica em adultos;
  • Glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF): caracterizada por fibrose de parte do glomérulo. É responsável por 15 a 20% das síndromes nefróticas idiopáticas dos adultos, podendo ser secundária a outra patologia;
  • Glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP): Apresenta síndrome nefrótica em 70% dos pacientes e síndrome nefrítica aguda em 20% dos casos. Hematúria e proteinúria assintomáticas podem estar presentes. Hipertensão arterial leve, com pressão arterial diastólica menor que 90 mmHg é um achado comum. Déficit de função renal é evidenciado em 40 a 60% dos pacientes logo na primeira consulta. Outra característica marcante dessa glomerulopatia é a hipocomplementemia persistente.
  • Nefropatia por IgA (NIgA): quadro clínico caracterizado por surtos de hematúria macroscópica ou microscópica, associado a infecções inespecíficas das vias aéreas superiores ou exercícios físicos. O paciente também pode apresentar mal estar geral, dores musculares e disúria. A hipertensão ocorre em 10% dos casos e a função renal é na maioria das vezes normal.
2 - Glomerulopatias secundárias
  • Glomerulonefrite lúpica: inflamação do rim causada por lúpus eritematoso sistêmico (LES). O LES pode causar lesões em pele, articulações, sistema nervoso e virtualmente qualquer órgão ou sistema no corpo;
  • Nefropatia diabética: causada por angiopatia dos capilares nos glomérulos renais. Ela é caracterizada por síndrome nefrótica e glomeruloesclerose difusa;
  • Amiloidose: quando ocorre acúmulo de amilóide em vários tecidos;
  • Síndrome de Goodpasture: caracterizada por rápida destruição dos rins e hemorragia dos pulmões;
  • Poliarterite nodosa: vasculite de artérias de tamanho médio que se tornam inchadas e estragadas devido à um ataque de células auto-imunes velhas;
  • Granulomatose de Wegener: doença que ataca elementos constitutivos normais do corpo humano, fazendo com que nossos anticorpos ataquem a nós mesmos;
  • Púrpura de Henoch-Schönlein: caracterizada pela deposição de complexos imunes contendo o anticorpo IgA na pele e no rim;
  • Endocardite bacteriana: infecção que atinge parte da membrana que encobre as válvulas cardíacas.
3 - Glomerulopatias hereditárias
  • Síndrome de Alport: doença genética caracterizada por provocar a perda progressiva da função renal e auditiva. Também pode afetar a visão;
  • Doença de Fabry: caracterizada como uma doença crônica, conduzindo a uma isquemia cardíaca, cerebrovascular e principalmente renal.
Quadro clínico
As conseqüências dessa agreção são basicamente: proteinúria, hematúria, queda da filtração glomerular, retenção de sódio e hipertensão. Dependendo da intensidade e do tipo da agressão, pode haver predomínio de um sinal sobre outro, dando origem a diferentes apresentações clínicas: síndrome nefrítica, síndrome nefrótica, não-nefrítica e não-nefrótica.

REFERÊNCIAS
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000484.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glomerulonefrite
http://www.mdsaude.com/2009/06/o-que-e-uma-glomerulonefrite.html

Postado por: Mônica Kallyne

Um comentário:

  1. A SÍNDROME NEFRÓTICA é uma doença renal grave que não pode ser curada por drogas ou injeções, mas a melhor maneira de se livrar da síndrome nefrótica é tomar um medicamento fitoterápico natural para ela.
    Fui diagnosticado com síndrome nefrótica por 15 anos. Tentei diferentes medicamentos em tratamentos com drogas, mas todos sem sucesso. Um amigo precioso me contou sobre o centro de ervas do Dr. James, o lar do bem-estar. Ela me deu o endereço de e-mail do Dr. James, [drjamesherbalmix@gmail.com] Entrei em contato com ele rapidamente e ele me garantiu que seu medicamento fitoterápico vai curar minha síndrome nefrótica. e eu estarei curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar os honorários que eu fiz, em 2 dias ele preparou o fitoterápico e mandou para mim. Ele me instruiu sobre como bebê-lo de manhã e à noite por duas semanas. Falei com o Pedro, meu amigo, sobre o fitoterápico, então ele me deu permissão para beber. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado da síndrome nefrótica. Estou muito grato e prometi que recomendaria qualquer pessoa com síndrome nefrótica ao Dr. James e é isso que estou fazendo. A medicina mista de ervas do Dr. James me fez acreditar que existe uma cura permanente para doenças como doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer uterino , câncer de próstata, fibromialgia,
    Síndrome de Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença Celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical.Asthma, Doenças Alérgicas.Hiv_, Herpes, Doença Inflamatória Intestinal, AIDS. Seu remédio é fácil de beber, sem efeitos colaterais, ele também me aconselhou a aumentar minha ingestão de vegetais frescos e fibras, o que ajuda a manter meu hábito intestinal regular. E evite comer alimentos ricos em potássio e magnésio
    Aqui estão suas informações de contato ... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir