domingo, 14 de março de 2010

RESSACA: Como sobreviver ao dia seguinte.


A ressaca é a reação do organismo ao expelir o álcool do organismo. Mas nem todo mundo fica de ressaca; a susceptibilidade individual varia. A combinação genética e os aspectos psicológicos influenciam na ressaca.
Alguns têm ressaca porque bebem demais, outros simplesmente porque bebem mal, ou seja, consomem álcool com o estômago vazio, misturam bebidas e ultrapassam seu limite pessoal.

O que causa a ressaca?
O organismo leva cerca de duas horas para queimar cada 28 ml de álcool puro (quantidade de álcool em um drinque) na corrente sanguínea. Como o álcool é expelido do sangue nesta proporção, um drinque por hora aumenta os níveis de álcool do organismo. Assim, as pessoas de tamanho médio não precisam beber muito para ficarem de ressaca. O grau da ressaca depende da quantidade de álcool ingerido.

Sintomas
  • Dor de cabeça, às vezes severa;
  • Boca seca e muita sede;
  • Acidez no estômago, náusea, possível vômito;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de se concentrar.
Alguns sintomas da ressaca são provocados pelo restante do álcool no sangue. Outros ainda ocorrem após o nível de álcool no sangue ter voltado a zero. A desidratação ocorre devido o álcool agir como um diurético, estimulando os rins a eliminar mais água do que a que está sendo consumida.
A ressaca melhora com o passar das horas. Na verdade, o tempo é o remédio mais eficaz para curar uma ressaca, mas há muitas alternativas que você pode experimentar para acelerar ou tornar mais tolerável o processo. Vamos a algumas delas:
  • Tomar analgésicos, como aspirina, ibuprofeno, naproxeno e acetaminofen;
  • Preparar uma bolsa de gelo e aplicar sobre a testa por, no máximo, 20 minutos;
  • Tomar bastante água, pois diminui a desidratação;
  • Tomar café, pois pode fazer com que você vomite.
CURIOSIDADES
  1. Uma noite de sono pode curar a ressaca? Não, pois estudos realizados na Suécia afirmam que, após uma noite de consumo de bebidas pesadas, a capacidade das pessoas dirigirem diminui em 20% na manhã seguinte, apesar do nível de álcool no sangue ter voltado a zero. O poder de discernimento e de desempenho são afetados quando as pessoas estão sob a influência do álcool, podendo continuar prejudicados também no dia seguinte.
  2. A ressaca pode ser curada com a ingestão de mais álcool? Não, pode até combater os sintomas a curto prazo, mas uma hora o nível de álcool no organismo vai ter que se reduzir.
  3. Uma colher de azeite de oliva antes de começar a beber evita a ressaca? Pelo fato do azeite ser um alimento, ajuda a evitar a rápida entrada do álcool no sangue. Mas tomado puro pode provocar enjôo. O melhor é usá-lo como tempero de uma salada de batatas, carboidrato que ajuda a processar a bebida.
  4. Fumar durante o consumo de álcool piora a ressaca? Sim, pois o álcool e fumo formam uma dobradinha imbatível. Mesmo quem fuma moderadamente aumenta a quantidade de cigarros quando está bebendo. E, quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue. Daí o processo de intoxicação pela bebida alcoólica é mais rápido.
REFERÊNCIAS:
O GUIA COMPLETO DA SAÚDE, 2ª Edição, 2007.

Postado por: Emerson Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário