sexta-feira, 5 de março de 2010

AMILOIDOSE

A amiloidose é uma doença causada pelo acúmulo de amilóide (fibras protéicas que podem se depositar em vários órgãos, prejudicando a função dos mesmos) e normalmente ela não está presente no organismo, por isso seu estudo é de suma importância.

 

Tipos de amiloidose
  • Amiloidose Primária: sua causa é desconhecida, mas está associada a alterações das células plasmáticas, como o mieloma múltiplo. Seus locais típicos de acúmulos são coração, pele, tireóide,intestinos, fígado, rins e vasos sanguíneos;
  • Amiloidose Secundária: resultado de outras doenças, como por exemplo, tuberculose e artrite reumática. Seus locais típicos de acúmulos são baço, fígado, rins, linfonodos e adrenais;
  • Amiloidose Hereditária: doença que afeta os nervos e certos órgãos;
  • Um outro tipo de amiloidose pode está associado ao envelhecimento normal, afetando particularmente o coração.
Complicações

Os sintomas dependem de onde a amilóide está acumulada.
  • Amiloidose Primária: o acúmulo causa insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, dificuldade respiratória, espessamento da lingua, hipoatividade da tireóide, má absorção dos alimentos, insuficiência hepática, insuficiência renal e equimoses fáceis ou outros sangramentos anormais decorrentes do efeito do amilóide sobre a coagulação sanguínea;
  • Amiloidose Secundária: o acúmulo causa aumento do baço e do fígado;
  • Amiloidose Hereditária: o acúmulo causa distúrbios do sistema nervoso, distúrbios gastrintestinais (como diarréia e perda de peso), doenças cardíacas e doença renal.
Diagnóstico

Suspeita-se da amiloidose quando vários órgãos tornam-se insuficientes ou quando um indivídou apresenta sangramento fácil sem razão aparente, Geralmente, o diagnóstico é realizado através do exame de uma pequena quantidade de gordura abdominal obtida através de uma agulha inserida próxima a cicatriz umbilical ou através de uma amostra de tecido retirada através de uma biópsia da pele. O amilóide é identificado pela técnica microscópica com uma coloração específica, chamada de vermelho congo.

Tratamento

Como a amiloidose não tem cura, o objetivo do tratamento é reduzir a produção de amilóide, eliminar depósitos e tratar as complicações decorrentes pelos depósitos nos órgãos acometidos.
Diversas drogas estão sendo utilizadas, como melfalan, colchicina, talidomida e dexametasona, mas com resultados limitados.
Em alguns casos, a quimioterapia seguida de transplante autólogo de células-tronco da medula óssea traz bons resultados.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amiloidose
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amil%C3%B3ide
http://www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/mm_sec12_142.htm
http://www.hepcentro.com.br/amiloidose.htm
Postado por: Mônica Kallyne

Um comentário:

  1. Eu tenho amiloidose, lingua super inchada, no momento estou fazendo quimioterapia com VELCADE e DECADRON , quatro vezes por mes e já estou no 5quinto ciclo, faltam mais quatro meses. Pelos exames de sangua que já fiz, diminuiu bastante as fibrilhas. Agora, necessito saber se existe algo para diminuir o inchaço da lingua.{sergiomsarno@gmail.com}

    ResponderExcluir