sábado, 13 de março de 2010

PATOLOGIA CAUSADA PELA ACNE

A acne, também conhecida vulgarmente como ‘espinha’, trata-se de um processo de inflamação crônica das glândulas sebáceas da pele, com erupção superficial provocada por superatividade e bloqueio das pequenas glândulas e folículos pilosos situados abaixo da superfície da pele. Em torno dela pode haver inflamações e o pus pode escapar da pele ou formar pequenos abscessos.

Segundo o Dicionário de termos médicos, enfermeiros e radiologia, a acne surge em grande escala na época da puberdade, numa faixa etária de 12 a 20 anos de idade.

As zonas mais afetadas são a testa, nariz, bochechas, queixo, podendo estender-se também ao ombro, peito ou costas. Por não ser uma doença contagiosa, não se estende alem da pele e pode ser tratada com higiene pessoal e alimentação adequada, mas existem outros tratamentos alternativos e mais rápidos. Em alguns casos a acne pode ser resultante de um foco de infecção dentaria, da sinusite, da inflamação das amídalas ou de qualquer transtorno menstrual ou glandular.


O causador da acne é o Propionibacterium acnes, espécie que se alimenta da secreção produzida pelas glândulas sebáceas e que quando em contacto com os poros epiteliais promove a inflamação dos folículos pilosos, causando a acne. Esta bactéria está presente na pele da maioria das pessoas, vivendo em ácidos graxos nas glândulas sebáceas em sebo secretado por poros. Também pode ser encontrada em todo o trato gastrintestinal em humanos e muitos outros animais. Possui capacidade de gerar ácido propiônico.

A etiologia da acne envolve diversas alterações fisiopatológicas:
  1. a produção de androgênio aumenta a atividade das glândulas sebáceas
  2. sebo (glicerídeos, ésteres graxos e colesterol) é produzido pelas glândulas sebáceas.
  3. os glicerídeos são metabolizados pelo propioniobacterium acnes em ácidos graxos, que causam inflamação.
  4. a obstrução do folículo e a descamação das células epiteliais foliculares podem exarcebar ainda mais a inflamação.

A acne atinge a vida social do indivíduo profundamente, pois é justamente na fase da adolescência em que se definem as mais variadas relações sociais e o amadurecimento emocional e psicológico do ser humano. Desta forma, o apoio dos enfermeiros ajuda o paciente na hora do aconselhamento para que o mesmo possa ter uma melhor auto-estima, procurando orientar e conscientizar melhor o paciente, objetivando sua reabilitação. O enfermeiro deve, também, explicar sobre a existência de tratamentos eficazes para a cura que devem ser acompanhados por um dermatologista.

REFERÊNCIAS:
Fonte: farmacologia - serie elsevier


Fonte: Dicionário de termos médicos, enfermagem e radiologia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Propionibacterium_acnes

 
Postado por: Cícero Isaac

Nenhum comentário:

Postar um comentário