A aterosclerose (ateromatose) é uma inflamação que leva a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Podem ocorrer após a lesão do endotélio. Se o LDL é retido nas paredes vasculares, ele pode ser oxidado, o que recruta monócitos e macrófagos (células esponjosas) para a aérea, provocando uma resposta inflamatória, ocorrendo assim um processo de altos níveis de colesterol. A hipercolesterolemia (excesso de colesterol no sangue) pode ocorrer devido a distúrbios genéticos na síntese, transporte ou catabolismo do colesterol. Causas secundárias de hipercolesterolemia incluem o uso de determinados fármacos (progestinas, glicocorticoides ou anabolizantes), assim como a síndrome nefrotica, diabetes, lupus eritematoso sistêmico e hipotireidismo.
Com a evolução da aterosclerose ocorrem diversos eventos:
- aumento da deposição de cálcio e de células necróticas;
- surgimento de rupturas, fissuras e hemorragias da placa;
- a placa pode ulcerar e/ou se desprender;
- a exposição da subíntima ulcerada gera a deposição de plaquetas, coagulação sanguínea, trombose e eventual oclusão do vaso.
Fatores de risco
- Hipertensão;
- Diabetes melito;
- Falta de exercício físico;
- Obesidade;
- Tabagismo.
- Identificar os fatores de risco para doenças cardiovasculares nesses pacientes com aterosclerose e seguir as orientações de enfermagem para o auto cuidado desse paciente como objetivo de propor uma real avaliação da assistência de enfermagem prestada aos pacientes,promovendo assim sua reabilitação;
Para o paciente esse deve seguir as orientações medicas seguir as medidas como manter um peso saudável, ser fisicamente ativo e ter uma dieta rica em gordura insaturada e com baixo teor de colesterol. Além disso, deve-se ter sempre o controle da glicose sanguínea e evitar o tabagismo.
REFERÊNCIAS:
Dicionário de termos médicos,enfermagem e radiologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterosclerosefarmacologia – serie elsevier, pág 149
Postado por: Cícero Isaac
Muito boa postagem. Objetiva.
ResponderExcluirE especialmente relevante pela indicação dos CUIDADOS DE ENFERMAGEM.