A TPM se refere a uma variedade de sintomas físicos e patológicos que normalmente aparecem de uma a duas semanas antes do início do período menstrual, conhecido como a fase luteína.
Sintomas físicos e psicológicos da TPM
Depressão ou sensação de desesperança;
Ansiedade;
Mudanças significativas de humor;
Irritabilidade;
Diminuição de interesse pelas atividades normais;
Dificuldade de concentração;
Cansaço;
Mudanças de apetite;
Dormir muito, ou muito pouco;
Sintomas físicos: sensibilidade nas mamas, dor de cabeça, dor muscular ou nas articulações, ganho de peso e inchaço.
Um quarto das mulheres sofrem todos esses sintomas. As outras apresentam alguns deles, normalmente fracos, que sinalizam o início do período.
A causa da TPM é desconhecida. Uma teoria diz que a serotonina (substância química cerebral que regula o humor) é, de algum modo, afetado pela atividade hormonal nas mulheres com TPM. Mas a única certeza que se tem é que a TPM está relacionada ao ciclo menstrual, e não há como evitá-la.
Seus sintomas podem desaparecer dentro de um ou dois dias após o início da menstruação. Se forem intensos ao ponto de interferir na vida normal da mulher e em seus relacionamentos interpessoais, a melhor solução é procurar um médico.
Tratamento
O médico poderá recomendar algumas mudanças no estilo de vida da mulher, como manter uma agenda diária com informações sobre os ciclos menstruais, tentar praticar exercícios físicos, reduzire o estresse, eliminar cafeína, entre outro. Se essas mudanças não adiantarem, alguns medicamentos poderão ser prescritos, como anticoncepcionais, antidepressivos e um diurético chamado spironolactone.
REFERÊNCIA:
O GUIA COMPLETO DA SAÚDE, 2ª Edição, 2007.
Postado por: Mônica Kallyne
Nenhum comentário:
Postar um comentário