sexta-feira, 5 de março de 2010

Leptospirose.

A leptospirose é uma doença infecciosa potencialmente grave, causada por uma bactéria a "Leptospira interrogans". Ela é uma zoonose (doença de animais) e acomete roedores e outros mamiferos silvestres.
O principal responsável pela infeccão humana é o rato de esgoto, devido existir em grande número e
da sua aproximação com seres humanos. A leptospirose pode ocorrer em pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Na maioria dos casos a evolução é benigna.
 Em países em desenvolvimento, a maioria das infecções ocorre através do contato com águas de enchentes contaminadas por urina de ratos. Nesses países, a ineficácia ou inexistência de rede de esgoto e drenagem de águas pluviais, a coleta de lixo inadequada e as conseqüentes inundações são condições favoráveis à alta endemicidade e às epidemias. No entanto a classe mais afetada é a população de baixo nível sócio-econômico, pois são obrigados a viver em condições precárias que tornam esse contato invitável.
O risco de adquirir leptospirose pode ser reduzido evitando-se o contato ou ingestão de água que possa estar contaminada com urina de animais. Deve ser utilizada apenas água tratada como bebida e para a higiene pessoal. Bebidas como água mineral, refrigerantes e cervejas não devem ser ingeridas diretamente de latas ou garrafas, sem que essas sejam lavadas adequadamente. Deve ser utilizado um copo limpo ou canudo plástico protegido.
As manifestações iniciais da doença é febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia são freqüentes, podendo levar à desidratação.
O tratamento da pessoa com leptospirose é feito fundamentalmente com hidratação. Não deve ser utilizado medicamentos para dor ou para febre que contenham ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral etc.), que podem aumentar o risco de sangramentos. Os antiinflamatórios (Voltaren, Profenid etc) também não devem ser utilizados pelo risco de efeitos colaterais, como hemorragia digestiva e reações alérgicas. Quando o diagnóstico é feito até o quarto dia de doença, devem ser empregados antibióticos (doxiciclina, penicilinas), uma vez que reduzem as chances de evolução para a forma grave.
É importante que a população seja esclarecida sobre as razões que determinam a ocorrência de leptospirose e o que deve ser feito para evitá-la. Deve ainda ter acesso fácil aos serviços de diagnóstico e tratamento.






Referências:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.infobibos.com/Artigos/2007_1/Leptospirose/leptospirose3.gif&imgrefurl=http://www.infobibos.com/Artigos/2007_1/Leptospirose/Index.htm&h=414&w=550&sz=43&tbnid=pePKkuhPgioEFM:&tbnh=100&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3Dleptospirose&hl=pt-BR&usg=__eJA77O30RK6InrbnauyrhQVaCkw=&ei=jbaRS4uAGM-XtgfhnMTUCg&sa=X&oi=image_result&resnum=4&ct=image&ved=0CBgQ9QEwAw


http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html

Postado Por: Rodrigo Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário