terça-feira, 27 de abril de 2010

Conseqüências da falta e do excesso de vitamina C

As vitaminas são de extrema importância e indispensáveis para a vida, pois os organismos não as fabricam em exceção da menadiona e vitamina k. A deficiência de cada vitamina produzida acarreta síndromes clinicas característica.
A vitamina c (acido ascórbico), coenzima essencial na produção de colágeno, hormônios esteroides, pigmentos e alguns componentes de células de tecido membranosos. Ela regula o metabolismo dos aminoácidos e melhora a capacidade elástica das artérias, protege as membranas celulares de processos lesivos com no caso dos poluentes, venenos e outras substâncias. Sabe-se também que ela aumenta a absorção de ferro, acelera o processo de cicatrização e protege as células contra o estresse. É encontrada em grande escala nas frutas cítricas como acerola, laranja, limão e em tomate, couve, repolho, pimentão.
Falta e deficiência de vitamina C
O escorbuto é resultante da falta de vitamina C. Ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas. As feridas são mais abundantes nas coxas e pernas. No estágio avançado do escorbuto há feridas supuradas abertas, perda dos dentes, e eventualmente e morte celular. O organismo humano é capaz de armazenar apenas certa quantidade de vitamina C, então para que não haja deficiência é preciso ingerir novos suprimentos.
Antigamente muitos morriam porque tinham escorbuto mais hoje em dia coma a facilidade de obter a vitamina c o escorbuto esta praticamente fora de questão.
Descobriu que Fumar cigarros tem uma relação negativa com a quantidade de vitamina C na circulação sanguínea prejudicando o individuo.
Excesso de vitamina C
A vitamina C tem pouca toxidade. Em grande escala a vitamina C pode causar indigestão, particularmente quando ingerida de estômago vazio. Quando tomada em altas doses, a vitamina C causa:
  • Vômito
  • Dor de cabeça
  • Rubor na face
  • fadiga
  • Distúrbio no sono
Como a vitamina C melhora a absorção de ferro, o envenenamento por esse mineral é possível em pessoas com desordens raras de acúmulo de ferro, como hemocromatose.
REFERÊNCIAS
http://www.copacabanarunners.net/vitamina-c.html
Dicionário de termos médicos, enfermagem e radiologia.
Postado por: Cícero Isaac

3 comentários: