domingo, 25 de abril de 2010

Células Exterminadoras Naturais - Células NK

As células NK são um tipo de linfócito pertencentes ao ramo inato do sistema imunológico e têm papel importante no combate a infecções virais e a células tumorais, pois elas são citotóxicas (tóxicas para a célula) e identificam as células que estão com vírus (consequentemente comprometidas) e as destroem.


Recebem o nome de exterminadoras naturais devido sua atividade citotóxica contra células tumorais sem a necessidade de reconhecimento prévio de um antigénio específico, o que as diferem dos linfócitos T[1]. São ativadas em resposta a diversos estímulos, nomeadamente por citocina produzidos por outros elementos do sistema imunitário, por estimulação dos receptores de Imunoglobulinas FcR, presentes na sua membrana celular, e pelos receptores de ativação ou inibição, específicos das células NK.
Importante saber que as células NK não destroem os microorganismos patogénicos, mas somente as células infectadas ou que possam ser cancerígenas, pois com a eliminação das células infectadas, evita-se a multiplicação dos vírus.
Elas destroem as células infectadas através da degranulação e libertação de enzimas que activam os mecanismos de apoptose da célula atacada. São caracterizadas pela presença de CD56 e ausência de CD3.
As células NK são ativadas em resposta a interferons ou a citocinas provenientes de macrófagos.


Mas a presença dessas células NK atrapalha o reparo e, consequentemente, a cicatrização de tecidos.
 
REFERÊNCIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_exterminadora_natural
 
Postado por: Mônica Kallyne

Nenhum comentário:

Postar um comentário