domingo, 4 de abril de 2010

CÂNCER DE MAMA

É um dos tipos de câncer que mais mata a mulher no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde são estimados por ano cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama e as taxas de mortalidade são muito elevadas devido o diagnóstico ainda ser feito tardiamente.

Mamas


São glândulas e sua principal função é a produção de leite. As mamas são compostas de lobos que se dividem em porções menores (lóbulos) e ductos que conduzem o leite produzido para fora pelo mamilo. Elas são irrigadas pelos vasos sanguíneos e pelos vasos linfáticos.



Tipos de câncer de mama


O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. O câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns. O mais raro e que se apresenta de forma mais agressiva e comprometendo toda a mama é denominado de Carcinoma Inflamatório.

Fatores de risco
  • Idade;
  • Exposição excessiva a hormônios;
  • Radiação;
  • Dieta;
  • Exercício físico;
  • Histórico familiar;
  • Alterações nas mamas.
Sintomas

Normalmente não dói, o que a mulher pode sentir é um nódulo que antes ela não sentia. A mulher também pode notar uma deformidade nas suas mamas ou podem estar assimétricas. Pode, ainda, notar uma retração na pele ou um líquido sanguinolento saindo pelo mamilo. Nos casos mais avançados pode aparecer uma ferida na pele com odor muito desagradável. No caso de Carcinoma Inflamatório, a mama pode aumentar rapidamente e volume.

Técnica de auto-exame das mamas



Inicialmente, em pé, em frente ao espelho, observe o bico dos seios e a aréola, se apresentam alguma retração ou se há alguma alteração na coloração da pele, da superfície ou do contorno da mama. Ainda em frente ao espelho, levante os braços e observe se aparece, com o movimento, alguma retração na pele da mama ou do mamilo. A seguir, deitada, ponha um travesseiro sob seu ombro direito. Coloque seu braço direito atrás da cabeça e com a mão esquerda, apalpe a mama direita. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos 3 dedos médios, toda a mama, para sentir se existem nódulos ou endurecimentos. Repita os movimentos com a mão direita, apalpando a mama esquerda. A superfície das mamas não é totalmente lisa; são um pouco irregulares, devido aos lobos mamários. A primeira vez que a mulher realiza seu auto-exame, pode ficar preocupada, achando que tem nódulos nas mamas; nessa primeira vez, em caso de dúvida, é importante a ida ao médico e ele irá dizer se as irregularidades são características de sua mama. A partir daí, ela passa a reconhecer essas irregularidades como normais. Existem algumas mulheres que efetivamente dizem que não conseguem fazer o auto-exame, mas estas são minoria. Durante o banho, uma vez por mês, este exame também pode ser feito; as mãos ensaboadas deslizam na pele molhada, facilitando o reconhecimento de alguma alteração. Se um nódulo ou outro sinal for encontrado, a mulher deve procurar imediatamente o seu médico.


O auto-exame é muito importante, pois o diagnóstico precoce depende muito da mulher e de como ela se cuida e se observa.

REFERÊNCIAS

Postado por: Mônica Kallyne






Nenhum comentário:

Postar um comentário