sábado, 3 de abril de 2010

Cancro Mole

É uma doença transmitida pelas práticas sexuais (anal, oral e vaginal) desprotegidas com pessoas contaminadas causada pela bactéria Haemophilus ducreyi (pequeno cocobacilo gram-negativo, imóvel, difícil de cultivar em meios artificiais).
Após a relação sexual que transmite a doença, demora entre um dia e duas semanas até aparecer o cancro mole, normalmente na glande do pênis, escroto ou lados do pênis no homem, ou nos lábios maiores ou menores da vulva na mulher. No homem costumam ser apenas 1 ou 2 dias, mas na mulher podem ser até quatro dias, mas com menos sintomas.
No início, surgem uma ou mais feridas pequenas com pus. Após algum tempo, forma-se uma ferida úmida e bastante dolorosa, que se espalha e aumenta de tamanho e profundidade. A seguir, surgem outras feridas em volta das primeiras. Após duas semanas do início da doença, pode aparecer um caroço doloroso e avermelhado na virilha. Esse caroço pode abrir e expelir um pus espesso, esverdeado, misturado com sangue.


Diagnóstico
São recolhidas amostras diretamente do cancro mole que são analisadas após cultura em meio especial com o microscópio e técnicas de bioquímica.

Prevenção primária
  • Promoção de saúde: é fundamental a divulgação da doença (o modo que é transmitida, que é tratada, que é diagnosticada e que é prevenida). Essa divulgação deve ser realizada pelo Ministério da Saúde e pelos profissionais da saúde.
  • Proteção específica: devido ser uma doença sexualmente transmissível, o único modo de se imunizar contra o cancro mole é através do sexo seguro com o uso de preservativos e lubrificantes à base de água.
Prevenção secundária
  • Diagnóstico precoce: realizado através da descoberta de casos na comunidade, analisando as pessoas que tenham feito relações sexuais com alguém que estivesse contaminado. Realizar sempre o auto-exame, observando os próprios órgãos genitais, vendo se a cor, aparência, cheiro e pele estão saudáveis.
  • Tratamento precoce: diagnosticar imediatamente a doença e evitar que ela se espalhe na comunidade através de aconselhamentos fornecidos ao paciente contaminado e início do tratamento medicamentoso com o objetivo de curar o paciente.
  • Limitação dos incapacitados: promover aceitação na comunidade, evitando preconceitos e discriminação e manter o paciente empregado.
Prevenção terciária
  • Reabilitação: algumas vezes é importante que haja um acompanhamento psicológico, pois esse tipo de doença afeta o psicológico do paciente. 
Tratamento
É tratado com medicamentos à base de antibióticos, sabonetes e loções. Além do tratamento, realiza-se intensa higiene local. A abstinência sexual é indicada até a conclusão do tratamento e é recomendado o tratamento dos parceiros sexuais, em qualquer circunstância, pela possibilidade de existirem portadores que não manifestem sintomas.

REFERÊNCIAS

Postado por: Emerson Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário