sábado, 5 de junho de 2010

HIPEREMIA

É um aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pelo aumento do número de vasos sanguíneos funcionais.
É dividida em:
  • Hiperemia Ativa: causada por uma dilatação arterial ou arteriolar que provoca um aumento do fluxo sanguíneo nos leitos capilares, com abertura da capilares inativos. A vasodilatação é de origem simpática ou humoral e leva à abertura de capilares "inativos", o que resulta na coloração rósea intensa ou vermelha do local atingido e no aumento da temperatura. Ao microscópio, os capilares encontram-se repletos de hemácias. Ela pode ser fisiológica (quando há necessidade de maior irrigação, como ocorre na mucosa gastrintestinal durante a digestão) e patológica (quando acompanha inúmeros processos patológicos, principalmente as inflamações agudas).
  • Hiperemia Passiva ou Congestão: decorre de diminuição da drenagem venosa. Possui uma coloração azul-avermelhada intensificada nas áreas afetadas, de acordo com o acúmulo de sangue venoso e esta coloração aumenta quando há um aumento da concentração de hemoglobina não-oxigenada no sangue. As hiperemias passivas mais importantes são as dos pulmões (os capilares alveolares encontram-se dilatados e os septos tornam-se alargados pelo edema interticial), do fígado (que pode ser aguda ou crônica) e do baço (aguda, causada sobretudo por insuficiência cardíaca). A congestão aguda é caracterizada por vasos distendidos e órgão mais pesado e a congestão crônica ´´e caracterizada por hipotrofia do órgão e micro-hemorragias antigas.

REFERÊNCIAS

Postado por: Mônica Kallyne

Nenhum comentário:

Postar um comentário