domingo, 20 de junho de 2010

Câncer de Colo de Útero e Exame Papanicolau

O câncer de colo de útero é o 2º cancêr mais comum entre as mulheres de todo o mundo. Por ano, são registrados 471 mil casos novos. Seu pico de incidência situa-se entre 40 e 60 anos de idade e apenas uma pequena porcentagem ocorre abaixo dos 30 anos de idade.
Para prevenir a ocorrência de câncer de colo de útero foi implementado o programa Viva Mulher em todos os municípios brasileiros com o objetivo de incentivar as mulheres a adotar hábitos saudáveis de vida e realizar o Exame Papanicolau.
Os fatores de risco para o câncer de colo de útero são:

  • Infecções pelo HPV

  • Inicio precoce da atividade sexual

  • Multiplicidade de parceiros sexuais

  • Tabagismo

  • Baixa condição sócio econômica

  • Imunossupressão

  • Uso prolongado de contraceptivos orais

  • Higiene íntima inadequada
A faixa etária alvo para a realização do exame Papanicolau é de 25 a 60 anos de idade, sendo periodicidade uma vez ao ano, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada 3 anos. Já as gestantes devem fazer o exame em qualquer período, preferencialmente até o 7º mês. As coletas com mulheres com DST devem ter intervalos menores a um ano e a coleta deverá ser efetuada após tratamento da DST.
O exame Papanicolau serve para verificar alterações nas células do colo do útero e é feito da seguinte forma:

  • A mulher deita com os joelhos dobrados e as pernas afastadas, onde seu médico introduz um espéculo na sua vagina. Este aparelho permite a abertura das paredes da vagina para que o médico possa ver o colo do útero. Então, ele utiliza um cotonete especial, uma escovinha ou uma palheta para, esfregando, remover algumas células do colo do útero, as quais serão mandadas a um laboratório para serem analisadas microscopicamente.
Antes da realização desse exame, a mulher não deve usar ducha ou cremes vaginais durante os dois dias anteriores ao exame, nem manter relação sexual dentro das 24 horas anteriores, pois isto pode causar resultados incorretos.
Após a realização do exame, se as células se mostrarem normais, não será necessário nenhum tratamento.  Se as células não se apresentarem normais, poderão ser necessários mais exames.

REFERÊNCIAS
Slide sobre Papanicolau na Gestação de Juliana Fechine

Postado por: Mônica Kallyne

Nenhum comentário:

Postar um comentário