sábado, 12 de junho de 2010

AZIA


A azia é um tipo de indigestão, no qual sente-se um ardor insuportável no meio do peito, uma queimação irritante que pode está associada à hérnia do hiato. Ela também pode ser relacionada ao refluxo dos ácidos digestivos, tendo uma sensação desagradável de queimação no esôfago.
O problema da azia é que sempre que o paciente sente uma queimação, sensação desagradável vai logo tomando os populares antiácidos, que não servem de grande ajuda, não são recomendados, pois causam somente um alívio temporário em vez de tratar.
Hoje sabe-se que apenas 10% do tratamento para combater a azia correspondem a medicamentos. “São remédios que ajudam a estimular a contração estomacal e fazendo assim que os alimentos saiam rapidamente do estômago, evitando o refluxo”.


Cuidados de enfermagem para azia:
  • É de suma importância que o paciente não coma frituras, gorduras.
  • O leite não trata azia como muitos dizem, é mito por mais que seja uma alternativa para amenizar a sensação de queimação, não é recomendado, faz é piorar na maioria das vezes.
  • Não associar álcool com alimentos gordurosos durante a noite.
  • Não tomar líquido durante as refeições. Isso porque a digestão só acontece depois que todo o conteúdo líquido que está no estômago foi absorvido.
  • Para combater a azia mantenha esses remédios à base de ervas no seu armário de medicamentos, tome comprimidos ou cápsulas de gengibre que age absorvendo o acido e acalma os nervos.
  • O olmo produz mucilagem, uma substancia espessa e pegajosa que reveste o aparelho digestivo criando uma barreira protetora, uma colher de chá de pó de olmo amassado com uma banana pequena antes de cada refeição.
  • Experimente um vinagre de maça,um remédio antigo e barato que realmente funciona,tome uma colher de chá e ½ de copo de água durante a refeição.
REFERÊNCIAS
Dicionário de termos médicos, enfermagem e radiologia.
Livro Salve o Meio Ambiente

Postado por: Cícero Isaac

Nenhum comentário:

Postar um comentário