sábado, 20 de fevereiro de 2010

DERMATITE CAUSADA POR PAEDERUS IRRITANS


O Paederus irritans, mais conhecido como potó, é um inseto da ordem Coleóptera que, quando ameaçado, secreta pederina (substância cáustico-vesicante) que é responsável por uma irritação local semelhante a uma queimadura. Latigazo (conhecido também como pederose) é o nome popular da dermatite causada pela secreção desta substância.
A lesão ocorre quando o potó é acidentalmente esfregado ou até mesmo tocado enquanto caminha sobre a pele da vítima. quando entra em contato com a pele, a pederina provoca lesão eritematosa (8 a 10 horas após o contato) seguida de uma sensação de queimadura e prurido (48 horas após) por todo o local onde o inseto foi esfregado. Após essas 48 horas, surgem bolhas e vesículos que secam em seis a oito dias, deixando escaras pigmentadas que persistem por um ou mais meses. Curam ao longo de várias semanas, mas deixam cicatrizes escuras.






Essas lesões são mais comuns em períodos chuvosos. Esse inseto possui hábito noturno, buscando sempre a luz. Por isso a maioria dos casos ocorre quando a vítima está dormindo. Os principais locais que o inseto atinge são as dobras de pernas e braços, pescoço e região facial, próximo ao olho.









SINTOMAS DE ACORDO COM O CASO:

  • Casos Leves: eritema local que dura 48 horas;
  • Casos Moderados: prurido, ardor e eritema mais intensos, formando vesículas que secam entre 6 e 8 dias; hiperpigmentação por um ou mais meses;
  • Casos Graves: febre, dor na articulação e vômitos e a lesão cutânea persiste por meses.
Deve-se lavar, logo após o contato, o local com água e sabão. O tratamento pode ser feito com uso imediato de tintura de iodo (destrói a pederina), com compressas de permanganato de K+ em lesões e, quando os olhos forem atingidos, deve-se usar colírio com corticóide.
Os que sofrem essas queimaduras não devem passar filtro solar antes que as bolhas cicatrizem nem pomadas para evitar assaduras em bebês e devem procurar não tomar sol no local atingido por pelo menos dois meses.

REFERÊNCIAS:
http://www.gabmilitar.ma.gov.br/pagina.php?IdPagina=940 ;
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003786822002000100005&script=sci_artt

Postado por: Mônica Kallyne

3 comentários:

  1. Fui atingido por um potó bem na virilha ta doendo e ardendo muito, n consigo nem sentar direito

    ResponderExcluir
  2. Essses insetos inúteis deveriam ser extintos!

    ResponderExcluir
  3. Fui atingida por pote no rosto, braço e antebraço. Doi demais. A coisa mais feia, pegou da testa para meus olhos... depois desceu no meio braço, fez um estrago imenso.

    ResponderExcluir