sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Um pouco sobre a Patologia ...

A Patologia (pathos: sofrimento, doença; e logia: ciência, estudo), como seu próprio nome define, é a ciência que estuda as doenças em geral sob determinado aspecto. É devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais de células, tecidos e órgãos que já estão ou podem estar sujeitos a doenças, tentando explicar as razões e a localização dos sinais e sintomas manifestados pelo paciente para fornecer uma base para os cuidados clínicos e a terapia.
A Patologia é dividida em:

  • Patologia geral: estuda os fenômenos que ocorrem de forma semelhante em todas as células e tecidos do organismo. Está associada com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças.

  • Patologia especial: estuda as doenças de um determinado órgão ou sistema, examinando suas respostas específicas a estímulos mais ou menos bem definidos.
 A Patologia engloba áreas diferentes como a Etiologia (estudo das causas das doenças em geral), Patogenia (estudo dos mecanismos das doenças), Anatomia Patológica (estudo das alterações morfológicas de células e tecidos denominadas de lesões) e a Fisiopatologia (estudo dos distúrbios funcionais dos órgãos afetados).

REFERÊNCIAS: Geraldo Brasileiro Filho; Bogliolo, Patologia Geral; Terceira Edição
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patologia

Postado por: Mônica Kallyne

Nenhum comentário:

Postar um comentário