sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Patologia causada durante o aleitamento materno

O alimento mais completo e saudável para o bebê é o leite materno. A amamentação é importante para a saúde física e emocional tanto da mãe quanto do seu bebê e reflete, assim, em uma família saudável com menos custos econômico e ambiental, ou seja, proporciona redução de gastos com a saúde, pois diminui as internações no primeiro ano de vida das crianças, contribuindo com a preservação do ambiente. O leite materno contém todas as vitaminas, proteínas e nutrientes de que uma criança precisa para se desenvolver adequadamente e a amamentação protege a mãe contra o câncer de mama.
Mas a amamentação pode trazer alguns problemas para a mulher, como por exemplo, fissuras e rachaduras nas mamas da mesma ocasionada devido ao posicionamento ou pegada errada na hora da amamentação. Essas rachaduras podem levar ao ingurgitamento, e este pode levar à mastite.



 
 
 
 
 
 

 
MASTITE
 
É uma inflamação da mama que pode produzir abscessos. Atualmente, este termo é usado também para indicar o incômodo que algumas mulheres sentem na mama todo mês antes de menstruar. A mastite ocorre durante a amamentação devido a retenção de fluido na mama e ao aumento do tecido glandular que podem ser sentidos como uma saliência na mama.


A responsável por essas mudanças é a variação hormonal feminina que ocorre mensalmente. Na maioria das vezes, são as fissuras a porta de entrada para os germes, especialmente o Staphylococcus aureus, que provocam a mastite. A mastite causa dor local intensa, febre, mal-estar e a mama apresenta-se com edema, hiperemia e calor.
Para tratar as rachaduras e evitar uma possível mastite, a mãe deve continuar amamentando, mas corrigindo os possíveis problemas, como o posicionamento e a pegada. Caso as rachaduras não cessem, a mãe deve continuar tentando melhorar o posicionamento, primeiro amamentando pela mama sadia para depois amamentar com a que possui rachaduras; expor as mamas aos raios de sol ou luz artificial (ex: lâmpada artificial de mais ou menos 40 watts numa distancia de 30cm); ordenhar manualmente o excesso de leite para evitar a retenção de leite.

O tratamento da mastite é conduzido com antibióticos antiestafilocócicos e esvaziamento suave e completo da mama comprometida, prevenindo, assim, o ingurgitamento e mantendo o suprimento do leite.

Quando ocorre a formação de abscesso, é indicada uma drenagem cirúrgica e, frequentemente, a interrupção temporária da amamentação no seio afetado.

Dicionário de termos médicos, enfermagem e radiologia .

Postado por: Cícero Isaac

Nenhum comentário:

Postar um comentário