A queimadura solar é nada menos que uma queimadura na pele, produzida pela exposição exagerada à radiação ultravioleta (uv). Essas queimaduras também podem ocorrer devido a outras fontes como viroses, infecções de um modo geral, contato com o elemento conhecido como arsênico (usado como defensivo agrícola) e alterações genéticas que propiciam no aparecimento da doença. Os principais sintomas decorridos da exposição excessiva a radiação solar são:
- Pele avermelhada
- Quente ao toque
- Sensações de queimação e ardor
- Podem ocorre tonturas
As queimaduras solares são uma das potencias causas de muitos tipos de cânceres.
Cuidados de enfermagem contra queimaduras solar:
- Como base de tudo use filtro solar para bloquear o sol, espere o tempo recomendado que apareça no produto de sua escola para que este não perca a proteção definitiva evitando possível queimadura.
- Antes de iniciar de ir para a praia, tome suplementos antioxidantes que são encontrados nas vitaminas A, C e, pois estudos mostram que elas retardam os efeitos do envelhecimento causados potencialmente pelo sol.
- Se você ficou muito exposto ao sol, estando muito queimado é de suma importância que beba 2 litros de água por dia, pois pode estar desidratado devido à exposição e ajuda a aliviar os sintomas e recomendado que o paciente evite álcool.
- Use protetores labiais para aliviar os lábios rachados e queimados devido à exposição, usar sempre depois de comer e beber líquidos.
Caso as dores persistam procure um medico especialista para que este promova o melhor tratamento adequado para sua pele.
Tome cuidado com sua pele, ela agrade a você.
REFERÊNCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimadura_solar
Queimadura solar - livro salve o meio ambiente pagina 195
http://portal.saude.gov.br/portal/.cfm?Idtxt=22434
Postado por: Cícero Isaac
Nenhum comentário:
Postar um comentário