sábado, 15 de maio de 2010

Álcool na juventude

Hoje em dia é difícil de entender o porquê de o álcool está presente na juventude. Cada vez mais jovens na fase transitória de adolescente para a fase adulta ingere álcool. Muitos justificam dizendo que faz parte do crescimento e que o motivo para consumir bebida alcoólica está relacionado à questão de auto-afirmação da sua virilidade, como uma forma de se iniciar e se afirmar em seu grupo. Infelizmente, alguns ainda não sabem dos malefícios que o álcool pode trazer para eles mesmos.Veja quanto um copo das bebidas mais consumidas possuem, respectivamente, de teor alcoólico e calorias:

   Bebida            Teor alcoólico        Calorias (kcal)
   Cerveja                    5%                         88
   Champagne             11%                       170
   Saquê                     38%                        285
   Uísque                    43%                        500
   Vinho branco          12%                        133
   Vinho tinto         11% a 14%                  144
   Vodka                    40%                        462
   Cachaça             48% a 56%                 231
   Absinto                   70%                        103

O uso excessivo de álcool pode aumentar as chances dos jovens consumidores de bebidas alcoólicas terem doenças como, por exemplo, Esteatose Hepática, que consiste no acúmulo de gordura no fígado. Isso pode acontecer com pessoas que tomam álcool constantemente mais que não são, obrigatoriamente, alcoólatras.
A Hepatite Alcoólica é uma doença grave, que se caracteriza por fraqueza, febre, perda de peso, náusea, vômitos e dor sobre a área do fígado, pois o mesmo fígado fica inflamado, causando a morte de múltiplas células hepáticas. A doença pode oferecer risco de vida ao paciente, fazendo com que este fique em observação. Tem tratamento, mas apesar de o paciente obter melhora, seu fígado fica com marcas e ele não se regenera por completo, causando cicatrizes permanentes.
A Cirrose Hepática é o ultimo estagio da doença causada pelo álcool no ficado. Esta fibrose ocorre destruindo a passagem de sangue pelo ficado, impedindo o mesmo de realizar funções vitais, como purificação do sangue e depuração dos nutrientes absorvidos pelo intestino. O resultado final é uma falência hepática.
Cuidados de enfermagem para pacientes que ingerem álcool


  • Orientar ao paciente sobre as doenças causadas pelo álcool

  • Incentivar para que o paciente pare de tomar bebidas que tenham álcool

  • Explicar que no caso da cirrose hepática em estagio final a única saída é o transplante hepático.
Muitos se questionam e culpam o estado, dizendo que o mesmo não coloca leis severas para o uso de álcool, proibindo que menores de idade comprem com facilidade a bebida. Outros afirmam que a culpa está nos lares.

REFERÊNCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bebida_alco%C3%B3lica

http://alcoolismo.pbworks.com/Doen%C3%A7as-Causadas

Postado por: Cícero Isaac







Nenhum comentário:

Postar um comentário